quarta-feira, 19 de junho de 2013

Enfim cidada Italiana (post do Bichinha na Italia)

Post do Bichinha na Italia de 19/06/2013:

Hoje fui fazer o juramento da cidadania, enfim italiana!
Sinceramente nao estou radiante, considerando que tenho muito orgulho de ser brasileira. Porèm ficamos na expectativa de sermos mais respeitados, valorizados e inseridos em um povo que, è preconceituoso!


Em pratica o que mudou para mim foi o fato de poder: votar, ter livre acesso a toda Uniao Europeia (como turista ou nao), e poder prestar concursos publicos. De resto, eu ja podia tudo...

Pra falar a verdade nunca me senti excluida nesse paìs que me recebeu de braços abertos. Mas tambèm posso dizer que nunca me senti 100% integrada. Agora sou! Pelo menos no que diz respeito a lei, o resto, tenho que resolver na minha cabeça mesmo! :)

Agora tenho que trocar: minha Identidade Italiana, minha Carteira de Motorista Italiana, meu Codice Fiscale (CPF), e tirar o Passaporte Europeu.
Por que tudo isso?
Na Italia, o nome da mae, nao è considerado importante. Em pratica, segundo a lei, a criança recebe o sobrenome somente do pai! E segundo a lei de cidadania, meu nome materno teve que ser "excluido".

Gostava tanto do meu ALENCAR...
Mas na minha cidadania brasileira ele continua là... intocavel! :D

Fazendo um resumao do processo, em apenas 5 meses consegui pegar a minha dupla cidadania, uma coisa praticamente IMPOSSIVEL!!! Tive muita sorte mesmo, quer dizer... DEUS mexeu os pauzinhos legal!!!
Para voces terem uma ideia, a esposa do amigo do meu marido, que mora e è casada aqui na Italia ha mais de 6 anos, pegou a cidadania ano passado!!!

Para quem quer entender o processo, eu expliquei nesses posts aqui:

Primeira Etapa Cidadania
Segunda Etapa Cidadania

E a terceira e ultima foi: ESPERAR!!!
Dei entrada no pedido de cidadania no dia 08/01 2013 e em Abril recebi minha cartinha da Prefeitura, informando que eu poderia consultar minha pratica, e dia 11/06/2013 finalmente me mandaram uma carta informando que eu deveria me apresentar na Prefeitura com:

- Copia e Original da identidade do meu marido
- Minha identidade original
- Marca da Bollo de € 14.62
- Autocertificaçao preenchida e assinada (veio junto com a cartinha)

Dia 13/06/2013 fui na Prefeitura, dia 14/06/2013 fui no Comune com um papel que me deram no dia anterior para agendar meu Juramento.
E hoje fui ao Comune e me tornei cidada italiana!

Ontem, me ligou uma funcionaria do Comune para informar que eu deveria estudar a Constituiçao Italiana!!! COMOOOOOOOOOOO??? Scusa!!! Helloooo!!!
Um dia antes que ela vem me avisar?

Peguei a Constituiçao, li rapidamente os seus 139 Artigos e no final ela me perguntou:

- Qual o primeiro Artigo da Constituiçao? (essa foi facil!)
"A Italia è uma republica democratica construida pelo trabalho."

- Nome do Presidente da Republica?
"Giorgio Napolitano" (viajou quem pensava que era o rei do Bunga Bunga... hehehe)

- Qtos anos dura o Mandato do Presidente? (Peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee)
"4 anos???"
- Naooooooooo! Sao 7!!!
- "Ah ok entao!"

- Quais as cores da Bandeira Italiana?
- "Verde, branca e vermelha!"
(Very good!!!)

E depois mais algumas perguntinhas que nao me recordo.
No final, com a mao direita sobre a Constituiçao, jurei de ser fiel ao Paìs e as Leis, e pronto!
Muitos "Auguriiiiii" (parabens), assina aqui assina ali e vai pra casa. :)

E' muito engraçado, mas eu pensei que fosse algo muito mais pomposo... me vesti toda lindona, coloquei a maquina fotografica na bolsa, mas no final, nem tive coragem de registrar esse momento. Eu, no escritorio da secretaria do Comune, em meio a uma tonelada de papeis, e uma mesa muito da bagunçada, Bichinha chorando, meu marido andando de um lado pro outro (de Havaianas diga-se de passagem)... quem iria querer relembrar esse momento? rs

Enfim gente, foi isso. Acabou... resolvi a vida, agora è so correr atras e tentar conseguir um emprego, que està sempre mais dificil, mas vai que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por expressar a sua opiniao!