segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ansiedade da Separaçao!

       

Estou passando por um problema com a Bichinha faz muito tempo! Pra dizer a verdade desde que compramos ela, ela já dava sinais que nós ignoramos por ela ser assim, tão pequenininha e fofa!
Estou falando da "ansiedade da separaçao"!

Bichinha é nossa tem quase um ano, e todas as vezes em que saimos, levamos ela conosco: restaurante, passeios, lojas, supermercado etc! As poucas vezes que NAO levavamos ela conosco, apenas pisavamos em casa, ela começava a chorar e fazer "gotinhas" de pipi pelo chao! Abaixava a cabeça em sinal de submissao e chorava chorava de emoçao. Porém ela sai SEMPREEEEE conosco! SEMPREEE!!!

Só que, depois que ela cresceu e pegou peso ( ela pesa exatos 3 kgs), e quando o Massimo nao está em casa, eu raramente levo ela comigo para a unica saida que eu dou ( e que poderia levar ela): o supermercado! 
Porque estar sozinha para: comprar, cuidar de cachorro e pegar peso das compras, ninguem merece!
Sendo que ela fica desesperada quando me ausento 1 segundo ( juro pra vcs!), se nao tivesse o marido para estar com ela enquanto vou pegar os produtos, nem sei como seria!
Tem tambem duas semanas que comecei a ir para a academia, 1 hora 3 vezes por semana.

Mas por que é que estou escrevendo sobre isso?
Depois que comecei a me "ausentar" mais de casa, ela começou a fazer xixi freneticamente! Nao digo fazer xixi fora do tapetinho dela nao! Ela continua muito educada e faz o pipizinho no lugar que estabelecemos... Ela tem feito xixi EM MIM!

Chego em casa, brincamos, faço todas as tarefas, brincamos, assistimos TV juntas... Basicamente ela está sempre comigo, sempre sempre! Se vou ao banheiro, ela senta no meu pé, se estou cozinhando ou lavando louça, ta ela la sentadinha nos meus pés denovo... Se estou no sofá ou no pc, está ela deitada no meu colo! Um grudeeeee!!! E nao adianta eu tirar ela, ela vem denovo e denovo!

Sim! Ela dorme comigo, e também toma banho comigo! :(
To errada? De repente sim... Acabei transferindo meus sentimentos maternais para ela e eu virei o mundo dessa cachorrinha!

Ai de duas semanas pra cá, como comecei a sair sem ela nas manhas de segunda, quarta e sexta qdo chego em casa faço questao de levar ela pra passear e de brincar por alguns minutos.
Dia desses estavamos nós deitadinhas de noite no sofa vendo TV, ela sentou no meu ombro e mandou ver: um pipi imensooooo, que me sujou: cabelos, pijama, edredon... uma nojeira que nunca tinha passado na vida! Bati nela, coloquei ela de castigo na casinha e ok! Edredon p lavar, pijama pra lavar e eu no banho lavando os cabelos 1 da manha!

Noite seguinte... Deitadinhas no sofá, ela se levanta... Senta e xixi em cima de mim novamente e escapa pra casinha dela! Fui la, bati nela e fui eu trocar de pijama, tomar banho denovo!

Ontem, tomamos banho, e fomos pro nosso sofa ( estou falando de coisas que fazemos ha 1 ano juntas), comemos pao integral, tomei meu chazinho, ela sentou e pipizaooo em cima de mim!
E o pior é que ela sabe que está fazendo coisa errada, ela corre pra casinha dela! Mas eu vou la e bato nela e brigo tb!

Me troquei, e fiquei esperando meu marido vir no Skype! Nao deixei ela voltar no meu colo em puniçao! Mas ok, chegou um momento ela veio sorrateiramente e subiu e eu deixei!
Hora de ir dormir, ela veio comigo, e eu fui escovar os dentes. Peguei ela no colo para irmos pra cama... PIPIZAO denovooooooooo!!!
Olhaaaaa, pra nao arrebentar ela (eu jamais faria isso, mas que dá vontade dá), botei ela pra fora do quarto e fui eu denovoooo trocar de pijama, limpar o quarto etc...

Enfim... Nao estou sabendo gestir essa situaçao!

Amanha vou levar ela no veterinario, pois quero me certificar de que esse novo comportamento tenha relaçao com o problema da ansiedade e que nao tenha nenhum outro fundo, que nao seja emocional!

Nao existe no mundo cachorro mais bem tratado e cuidado do que ela! E se ve: tem pêlo bonito, musculatura bonita... Nunca vi um chiuhuahua tao bonito quanto a Bichinha!
Mas será que estou errando na educaçao dela? Será que meu excesso de proteçao e amor tem feito mal? Nao vejo a hora de ter um parecer do veterinario amanha, pois alem de eu ficar irritada e nao saber como agir, vejo que ela nao faz de proposito, e que sofre porque sabe que fez besteira...

Alguem ja teve esse tipo de problema? Opinioes?

6 comentários:

  1. Carol, a opinião do veterinário será um grande norte, mas enfim...se eu puder dar a minha, já tivemos problemas com a nossa quando nos mudamos de casa a primeira vez, quando chegávamos ela fazia um pipizinho de felicidade, as vezes até muito no sofá, que acabou perdido. E ela também é extremamente educada. Com a segunda mudança ela ficou mais tranquila... Mas a Nina tem muito claro quais são as regras da casa, quem manda nela e principalmente que ela faz parte da família, mas não é a dona da casa. Como membro da família ela tem que colaborar. Imagino como deve ser difícil para você pois a Bichinha é sua companheira. Mas talvez menos mimos sejam bem vindos para ela se situar nessa nova fase, ela precisa talvez entender que para merecer de novo estar com você precisa se controlar...talvez seja bom evitar que ela suba na cama ou no sofá até voltar ao normal, e imagino que isso seja terrível para vcs duas, mas pode ser muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Dayanne, muito obrigada por compartilhar a sua experiencia comigo!
      Sabe... a Bichinha è um doce de cachorro, e todo mundo fica de boca aberta de como è educada, e sabe o seu lugar. Sò que qdo ela veio pra nossa casa (com 60 dias) ela logo desenvolveu a ansiedade da separaçao, e eu comecei a mimar ela erroneamente.
      Sempre que ela começa a desenvolver qualquer atitude fora do comum, sempre è relacionada a fundo emocional, mas nada que um pouco de atençao resolva! Mas nao posso remediar isso dessa forma... tem que ter algum outro modo ne?
      Concordo mto com vc qdo diz que devo me destacar um pouquinho, inclusive hoje estava lendo a respeito do assunto. Vamos ver o que o vet. me dirà amanha! Espero que ele possa me ajudar! :)

      Excluir
    2. Como vocês duas estão? Espero que bem... : )

      Excluir
    3. Estamos bem querida, obrigada!
      Bichinha está 90% bem, ainda tem suas crises de ansiedade, mas nem se compara a antes!
      Obrigada pelo carinho e preocupaçao.

      Excluir
  2. Puxa, eu não Tenho idéia como ajudar. Como você mesmo citou, ela está passando por um processo de adaptacão, não tinha costume de não ter você por algumas horas e agora talvez ela esteja marcando território ou punindo vc por deixa-la. É como crianca, né??? Acho que vai levar um tempinho, mas logo, logo, ela deve parar com esse costume.

    Eu realmente não Tenho nenhum clue. Interpretando aqui com coracão de mãe!

    Boa sorte com seu fihote!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Debora! Parece criança... E tem gente que acha que é frescura, gente que mima demais o cachorro, mas a gente se apega! :)
      Torço realmente que seja só uma fase de adaptaçao, e que passe logo, pois é uma cachorrinha estupenda, e que nao merece sofrer! :)
      Bjssss e obrigada pela tua contribuiçao e opiniao!

      Excluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!