domingo, 16 de fevereiro de 2014

Cerveja!

Uma das coisas que marido aprendeu no Brasil foi a viciar em cerveja gelada... a qual o rendeu uma bela barriguinha sexy... Hihihi
Falou em SKOL o homi fica doido... "Skol, skol!, onde onde?"

Eu ja comentei que eu detesto cerveja? Pois é! Quando era pequena queria lamber a espuma do copo do meu pai, e para minha surpresa quando cresci e experimentei foi uma desilusao total!

Pois bem... inventei com o marido de fazermos nossa propria cerveja artesanal. Por que? Porque eu nao tenho mais o que fazer, ai me invento cada coisa que depois me faz repensar: " por queeeee Senhor, por queeeee?"

Fazer cerveja é algo extremamente facil, o dificil é conseguir manter temperaturas, higiene total ( nao para mim louca varrida por limpeza) e tempistica.

Em pratica, descobrimos que existem marcas ( como por exemplo a Cooper) que vende o "mosto" preparado ( mistura do malto com o lupulo), basta dissolver na agua quente, atingir a temperatura justa (20 graus), misturar o fermento, colocar no garrafao de plastico e deixar fermentar por 7 dias a temperatura constante.
Como estamos fazendo com um metodo todoooo nosso, a temperatura constante conseguimos devido ao inverno, e ao fato que dentro de casa controlamos a temperatura a 20 graus com aquecedor interno. De repente se fosse no verao a mesma coisa nao daria certo.

Obviamente existem caldeiroes proprios, inclusive automatizados para controle de temperatura no mercado, mas que custavam € 120,00!!!
Como a palavra de ordem nessa casa é ECONOMIA eis como estamos fermentando a nossa cervejinha:



Total de gastos:
Mosto de cerveja Cooper Pilsener ( malto + lupulo + fermento) € 30,00
Galao de plastico de 25 litros € 5,00
Gorgogliatore ( por onde sai o gas no processo de fermentacao) € 2,00 
Termometro ( improvisamos com um de forno) € 12,00
Agua purissima da fonte GRATIS ( moramos embaixo de uma nascente)
1 kg de acucar € 0,90
Densimetro + tubinho para encher as garrafas € 5,00

Rendem 23 litros de cerveja do tipo PILSENER.
As garrafas pegaremos com o tio do marido que tinha um restaurante e desinfetaremos... E o logotipo estou ainda criando e depois de pronto venho mostrar para voces.
Tanto a panela quanto o galao que voces veem, nao tinham torneirinha, furamos com a furadeira e fomos nós quem inserimos.

                                 







                                 


Esperamos que dê certo... quem sabe tá ai um novo futuro profissional para mim! Rsssss



6 comentários:

  1. Uau...que interessante! Hummm tomara que dê certo, mesmo! Eu não gosto de cerveja, não... já tentei aprender a tomar também, mas que nada! rs Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkk! Que trabalheira, hein? Mas muito legal sua iniciativa, achei massa ter sua cerveja própria, com rótulo e tudo (quero ver quando estiver pronto!).
    Beijoooos!
    M.

    http://caseicomomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a coisa mais legal do mundo agente produzir aquilo que consome!!!da muita satisfaçao...se puder virar um negocio ohh beleza!!!tb to na onda do fai da te...depois te conto meus experimentos.hahaha ja fiz pedido online e td de materia prima...mas o que agente n inventa pra passar o tempo aqui ne? e acaba que vira um hobbie! Acho que essa cerveja vai ser maior sucesso, e o sonho do meu marido produzir cerveja em casa...pois ele ama e coleciona garrafas...curiosa pra saber o resultado!! bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Syl, tu tem que fazer um blog pra contar essas coisas!!! Eu iria amaaaar te ler!
      Depois se a birra de certo te digo como se faz, te passo os bizus que tenho certeza que vai ser um hobbie delicioso p compartilhar com o marido!
      Bjs

      Excluir
  4. Eu queroooo!Vou ai adoro cerveja e essa com certesa è das melhores,meu marido invès inventou de fazer queijo em casa e tambem pana para cosinhar

    ResponderExcluir
  5. Detesto cerveja. Mas que coragem a de vocês fazer a própria cerveja. Me dá preguica só de pensar na mão de obra, mas deve ser divertido também ter um projeto assim dentro de casa.

    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!