quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Polemizando

Nao sei se voces se recordam, mas quando viajei para a Argèlia fiz um video respondendo um TAG no Youtube: "Vivendo fora do Brasil".
Eu lembro que recebi muitas e muitas mensagens de pessoas solidàrias às coisas que eu disse no video, afinal... cada experiencia è uma experiencia nao è mesmo?

No video eu explicava o quanto foi dificil a minha adaptaçao aqui na minha cidade, da cultura italiana que è diferente (e ponto) e do choque cultural, e principalmente me deixei andar pela emoçao sobre o argumento familia, jà que todo mundo aqui no Blog està careca de saber que eu nunca me dei bem com a minha sogra.

Ontem eu tive o desprazer de ler UM comentario no Facebook de uma pessoa que interpretou completamente errado o meu video.
Longe de mim falar mal dos italianos ou generalizar... eu falo DAS MINHAS EXPERIENCIAS e da experiencia de viver em uma cidadezinha de 800 habitantes.

Essa pessoa disse que eu com meu jeito "Socity Star" (que nem imagino o que signifique jà que nao existe essa palavra em ingles hahahaha) tinha problemas de comunicaçao, e que em pratica eu deveria descer do salto pra ser uma pessoa feliz.

Transcrevo o que a infeliz comentou ao meu respeito:

"Na verdade toda generalizaçao è burra, e eu conheço muitos italianos tremendamente simpaticos, educados e EU nunca sofri qualquer preconceito, nem na Italia, nem em qualquer lugar que vivi. As pessoas quando estao longe idealizam o Brasil como a terra prometida, mas na verdade somos um povo racista, entre nòs via estados, quanto com os nossos vizinhos na America do Sul. Ela sente falta de tudo, porque na verdade com esse jeito de socity star que ela fala, nao deve ser muito facil comunicar com ela. Desejo sinceramente que ela veja que nao pode ser que todos estejam contra ela. Se ela conseguir mudar a forma de se comunicar com os outros, ela serà mais feliz, com certeza..."

Gente... em nenhummmmm momento eu disse que eu era uma pessoa infeliz ou que tinha problemas de comunicaçao!!! Pelo contrario... alem de ser MUITO FELIZ, todo mundo me elogia pela minha educaçao e cultura e pelo fato de eu saber me comunicar muitissimo bem.

A minha unica queixa no video, se lembro bem, era sobre como a crise devastou a economia italiana e como isso prejudicou o mercado de trabalho, e tanto eu como DIVERSAS amigas sofremos com essa coisa (sejam italianas ou brasileiras!). E alèm do mais vejo isso na pele visto que meu marido è empresario.

Parece justo pra voces uma pessoa que ganha seu dinheirinho suado dar 46% do que fatura em taxas pro governo?

Alem disso nao sou eu quem diz... sao as evidencias TODO SANTO DIA tem nos jornais: pessoas que se suicidam porque nao aguentaram a pressao fiscal, a falta de trabalho entre outros problemas.

Nos outros comentarios, as pessoas defendiam a Italia, os italianos etc...

Hoje, eu estou muito bem integrada na Italia, apesar dos problemas com trabalho serem os mesmos.
Na minha cidadezinha as pessoas continuam sendo arrogantes e preconceituosas (com todos os estrangeiros de uma forma geral... nao comigo em especifico)! Mas nao è que eu morra por causa da ignorancia alheia nao! Aprendi a lidar com certas pessoas e estou tranquila.

Fico besta de como as pessoas nao podem se expressar ou contar suas experiencias de vida sem que "neguim" (ou "branquim" - senao daqui a pouco vao me chamar de racista tb!) critique ou tenha algo a dizer.

Enfim pessoas, vim desabafar, porque fico inconformada com essa gente que nem me conhece e jà fica dizendo m...
Deve ser porque sou carioca da gema... e as "nega pira" no nosso sotaque malandrinho! kkkkk


12 comentários:

  1. Polemizando... Eheh!
    Ai Carol, é o q eu sempre digo pra minha mãe, " o q ta faltando nesse mundo é muuuuita louça pra lavar!! Se cada um lavasse a sua, metade dos problemas desse mundo iam estar resolvidos." Porque ninguém ia ter tempo de ficar urubuservando e julgando os outros.

    Porque até parece que a adaptação e integração num país novo foi fácil pra toooodo mundo, né!?! Senta lá, Claudia... =P

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk "senta la Claudia" foi fenomenal! :) só v Manu!!!
      Beijoca

      Excluir
  2. Bom, parece coisa de gente que não sabe onde o galo cantou e adora jogar pedras. Só pelo comentário dela, quem generalizou tudo, foi ela. Ela se deu bem, conheceu só italianos legais, sorte dela, não é mesmo? Cada um tem suas as experiências. Eu não vi o seu vídeo, mas vc deve falar lá das suas experiências e suas opiniões. De repente a única coisa a ser dita é: que pena que foi complicado pra vc. E daí? Cada coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é? Ela poderia dar a opiniao dela sem me ofender!
      Tem cada uma... Ai ai

      Excluir
  3. Minha fia, se eu fosse prestar atençao a toda vez que sou vitima de má interpretaçao, seria complicado. Todo mundo passa por exeperiências semelhantes e também por algumas específicas, porque cada pessoa traz uma história consigo. É seu caso, o meu e até dessa menina que comentou.
    Vc vive a sua vida ai de "star" (risos) e é feliz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe verdade querida! Mas que a gente fica p... Da vida fica! Rss

      Excluir
  4. Carolzinha e tu dá pano pra manga pra essa criatura??? Ela quer é ibope e ganhou um post dedicado só ao comentário dela.
    Escute, em quase 10 anos de vida blogando, já passaram pelo meu blog gente q não tem a mínima noção de interpretação de texto e por isso acabam julgando mal quem escreve. Toda pessoa que mora fora, TODA vai sempre ter alguns "contras" sobre o país em que vive, assim como nós temos sobre o nosso própio país, pq nenhum lugar é perfeito. E essa criatura mesmo se mostrou preconceituosa com a própria raSSa. Agora, esquece e vai dormir sossegada. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ta certa Deby! Nem merecia um post... Mas ahhh a gente fica chateada ne...
      Sei quem sou e o q vivo, e ver pessoas como essas polemizando a vida alheia é flóridaaaa rsss
      Bjs em vc e nos babies

      Excluir
  5. Hum. Quer dizer que essa á toa NUNCA sofreu preconceito na Itália e em NENHUM lugar que ela viveu, é?

    Das duas, uma, ou ela é muito sortuda, ou muito mentirosa. Non sense!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho,tambem que ela nao tinha nada para fazer,bjs Carol.

    ResponderExcluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!