sábado, 22 de março de 2014

Como è bom fazer amigos!

Esse ano completam 4 anos que estou na Italia, e quando o assunto è amizade posso dizer com todas as letras: EU NAO FIZ NENHUM AMIGO ITALIANO!
Nao fiz tambèm amigos de outras culturas! Mas pera la...

Abre Parenteses:

Tenho tres amigas brasileiras, a Syl, a Manu e a Renatinha, mas todas moram mega longe de mim... sao amigas sim, sao pessoas com as quais eu sei que posso contar, mas estou falando das amizades do convivio, pessoas com quem posso sair, e bater papo "eyes on eyes"! E antes que a Renata se pronuncie: a Renata è a unica das meninas que conheço pessoalmente: eu vou na casa dela em Milao, e ela vem na minha em Arezzo, e a gente chora junto, ri junto, ora junto...tudo junto! :P

Fecha Parentes

Entao, ai jà falei para voces que descobri 1 ano atras que a esposa do proprietàrio do meu restaurante favorito è brasileira? Nao???
Pois è gente! Descobri um tempo atras, atravès da namorada do amigo do meu marido a existencia dessa menina, a Michele.

(desculpem, mas essa "Genealogia" dos meus contatos è longa: a amiga do primo do dono do cachorro do cliente do cabelereiro da sogra... hahaha)

Pois bem, faz um ano que nos comunicamos atraves do "Facibuk", mas pra dizer a verdade sempre fomos muito superficiais, afinal estavamos nos integrando ainda, nos estudando, pois quem mora fora sabe bem que determinadas amizades brasileiras, nao valem tanto a pena.

Umas duas semanas atras, reservei com ela, para ir ao restaurante dela com o meu marido, e chegando la, o esposo dela todo contente: "Oi, sou o Francesco! Perai que vou là chamar a Michele!". Foi bem rapidinho o nosso encontro, visto que ela estava trabalhando... mais ali ficamos combinadas de que quando o Massimo viajasse eu ligaria para ela para marcarmos uma jantinha em um dia de folga dela.

Quinta-feira rolou enfim a folga, e fomos em um restaurante chines que ambas A-D-O-R-A-M!!!
Eu sei que sou dificil, que nao consigo calar a boca, mas genteeeeemmmm a gente teve muito papo pra botar em dia... sobre as nossas experiencias na Italia com sogras, falta de amigos, com os maridos, cultura, sobre igreja... FOI ESTUPENDO, 3 horas de muita conversa!!!

Ha tempos que eu nao me sentia assim, e a felicidade sò aumenta quando lembro que ela mora taoooo pertinho de mim! 4 anos e tanto eu qto ela sozinhas a se lamentar pela falta de amizades verdadeiras!

E sim, ja falamos de proximos encontros, de irmos juntas na lojinha de produtos brasileiros em Firenze, de fazermos nossos maridos se conhecerem, de passearmos quando pudermos... enfim, sò tenho uma coisa a dizer de tudo isso:

Como é bom fazer amigos!!!



15 comentários:

  1. Ai que lindo, fui incluida na lista de amigos (a Manu sou eu, né??)! Lágrimas escorrem pelo meu rostinho de menina...
    Ahahahahah!!!!

    Ok, agora é sério.
    Esse negócio de amizade por aqui é muuuuito difícil rapaz, nunca pensei! Que bom que encontraste alguém aí pertinho, Carol, nao tem nada melhor do que um face to face, né. E espero de coração de se desenvolva bem. ( e q tu venha me visitaaaar).

    Eu "só" estou aqui ha dois anos. Ainda tenho q esperar mais 2 pra achar um q valha a pena... Ferrou! Ahahah

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E' uma bocò mesmo essa Manu!!!
      Claro que è tu né mulherrrr!!! :) Amizade a gente escolhe!
      Mas tb como as opcoes aqui sao precarias melhor estarmos sozinhas mas felizes ne? Afinal,nossa companhia tem que nos bastar... e è claro: dos nossos amigos bichinhos, das nossas maquinas de costurar!!! hehehe
      Bjsss

      Excluir
  2. Emocionada do meu nomezinho ali!Desde que eu cheguei aqui suas palavras foram sempre muito importantes, uma super amiga que ta sempre disposta a ajudar....eu tava ate lembrando de vc ontem...sobre isso das amizades, realmente quantas vezes te falei sobre as minhas dificuldades...vou te mandar uma mensagem depois pra te contar uma historia..n escrevo aqui pq n sei se a pessoa e sua leitora.kkkkk vai saber ne? Espero que essa amizade seja verdadeira e sadia para ambas...e tao bom encontrar alguem que agente se identifique, qndo e da nossa patria entao...bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMM!!! A gente cria amizades a distancia tb ne!!!
      Quem sabe um dia nos conheceremos pessoalmente???
      Adorei saber a tua novidade, eu vou ficar na torcida pra que seja uma pessoa a qual vc se identifique.
      Bjsss

      Excluir
  3. Eu sei exatamente o que vc está sentindo, foi assim comigo até conhecer as brasileiras em Uppsala e olha te digo uma coisa de agora em diante vai comecar a aparecer uma atrás da outra viu :) Aproveite essa amiga e fofoquem bastante em portugues....aí como é bom :)
    Bjokas e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh e o pior??? A gente mistura portugues com italiano... maior confusao hahahaha
      Mas o bom è se entender :)
      Bjssss

      Excluir
  4. Ai, isso é tão bom! Principalmente com tantas coisas em comum.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Eve, eu a Michele somos bem diferentes, mas a cultura, a base familiar sendo as mesmas, a gente acaba descobrindo que as diferenças podem ser superadas e podem complementar a amizade! Viva!!! :)
      Bjs

      Excluir
  5. Olá, Carol!

    Poxa, que frustrante por um lado, mas que legal por outro!

    Quando eu for morar fora, espero fazer grandes novas amizades com as pessoas locais, não apenas com conterrâneos! De todo modo, achei maravilhosas as suas amizades brasileiras!

    Beijoooos!

    http://caseicomomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dificuldade aqui è proprio O POVO ITALIANO!!!
      Eles tem a panela e nao te deixam entrar... è mais facil fazer amizades com estrangeiros em geral!
      De fato, na academia, tenho coleguinhas: indianos, romenos...
      Mas enfim... o importante è nao se sentir sozinha, e se acomntecer... nossa companhia tem que nos bastar, como eu fiz por todos esses anos!
      Bjsss

      Excluir
  6. Nen fale sei bem quanto è bom fazer amigos,eu infelizmete tenho uma brasileira aqui pertinho mas ela nao vai com a minha cara fazer oque,BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente se ela nao foi com a tua cara, significa que nao è digna da sua amizade querida Kaire!!!
      Antes so do que mal acompanhada nao è???
      Bjsss

      Excluir
  7. Pois é, é mais fácil fazer amizade com outro estrangeiro do que com um nativo. Hoje eu sou mais realista, acho que as pessoas precisam ter valores parecidos e o intelectual também. Não me refiro a diplomas, não, porque rola muito disso entre os brasileiros. Me refiro a capacidade de ser humilde, do respeito com o outro e do companherismo sem invasão, do respeito ao jeito de ser de cada um e na liberdade de se poder falar um "não" sem o outro se melindrar! Resumindo: bom senso! Que vocês possam se tornar boas amigas! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol! Estava sumidinha do blog-inclusive do meu! rs- mas te acompanho desde do "Bichinha" e acho esse novo blog bem mais legal!
    Seguinte, estou em Milão há quase 2 anos e também sei como é difícil fazer amigos aqui. Nem estrangeiro nem italiano, parece que o povo estrangeiro se fecha tbm, entram no modo milanês de viver :( Posso dizer que ajuda fazer curso de italiano, ao menos pra ter uma cia ou outra pra bater papo de vez em qdo. Mas depende da cidade tbm, se tua cidade é pequena, as chances diminuem...
    Tenho uma amiga aqui, colombiana e fizemos amizade no curso mas tivemos boa-vontade de marcar coisas fora da sala de aula, de almoçar juntas, de ligar uma pra outra, essas coisas, pra cultivar a amizade, né?
    As italianas que conheci através do meu marido me receberam bem, eu que no começo era travada por causa do idioma... posso dizer que tenho uma amiga italiana, mas que fiz através dele. Todos os cursos que fiz aqui onde o publico era italiano, tentava me incluir mas acabava me aproximando da estrangeira, pq os italianos se fechavam.
    Enfim, com brasileiras, eu tbm tinha o maior pé-atras, sei lá, lia tantas coisas nesses grupos de brasileiros que fiquei com medo de conhecer "qualquer um" e por estar fora da minha rede de apoio normal e por carência tbm, acabar não avaliando bem a situaçao. Sei là, complicado. Acho que o fato de nao sermos mais adolescentes e sermos mais seletivas tbm influencia...

    Boa sorte com a nova amizade! Vai com calma e vai tentando cultivar e vendo a disponibilidade dela e aos poucos acontece naturalmente.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Eu sei como são esses encontros Carol, uma delicía mesmo!!! Muito feliz por você, que anda se cercando de gente bacana!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!