terça-feira, 22 de julho de 2014

Cidadania (2° parte)

Continuaçao do post de Dezembro de 2012 (09/01/2013).
Para mais informaçoes sobre a cidadania italiana, favor consultar o TAG Cidadania na parte direita da pagina do Blog:


Ontem finalmente, fui a Preffetura de Arezzo para dar entrada nos meus documentos para a cidadania italiana! Levei um calhamaço de documentos, pois no site fazia uma referencia gigantesca!!!
Mas no final das contas precisei sò de 6 documentos e foi super simples.

No Brasil, peguei uma Segunda Via da Certidao de Nascimento, reconheci firma do escrevente que emitiu ela e juntamente ao Certificado de Antecedentes criminais (autenticado pelo MRE), levei a um tradutor juramentado e depois reconheci firma no Consulado Italiano no Rio.

Aqui na Italia, fui na Posta e solicitei o boleto para a cidadania, paguei € 200.00.
Com os dois documentos que trouxe do Brasil, mais o Modelo A preenchido, fui a Procura della Republica di Arezzo (Tribunal) e emiti o Certificado di Carichi Pendenti e o Certificato generale del Casellario della Giustizia.

Ai fui na Preffetura di Arezzo com esses 6 documentos, e dei entrada no pedido.
O prazo que me deram foi de 9-12 meses para eu ter minha cidadania.
Facil demais nao?
Engraçado que lemos esses sites com MILHARES de instruçoes, o que nos desespera um pouco, mas ai descobrimos que è super simples, basta que voce faça tudo dentro do prazo (ja que os documentos brasileiros tem validade de 180 dias).

O pulo da gato è que: quando voce preenche o Modelo A para cidadania, voce preenche junto uma autocertificaçao (que vem junto) que isenta voce de emitir os mil documentos no Comune de sua residencia.

Resumindo, os documentos que precisei foram:
- Modelo A preenchido + uma marca da bollo de € 14.62 (Italia)

- Bolleto per Cittadinanza pago € 200.00 (Italia)
- Certidao de Nascimento traduzida, e com reconhecimento do consulado (Brasil)

- Certidao de Antecedentes Criminais traduzido e com reconhecimento do consulado (Brasil)
- Certifcato di Carichi Pendenti (Italia)
- Certificato Generale del Casellario della Giustizia (Italia)

Alguns sites uteis para esse processo:

Policia Federal - Certidao Ant. Criminais

MRE Rio de Janeiro (Basta andar diretamente atentar so para os horarios)

Consulado Italiano Rio de Janeiro (Basta andar diretamente là - atentar so para os horarios)

Modelo A (eu coloquei a marca da bollo e assinei o fomulario la na frente da atendente)

Procura della Republica (para tirar os certificados criminais)

Prefettura (para dar entrada nos documentos ja prontos)

So precisa disso! Nada mais.
Mas liguem para a Preffetura da sua cidade na Italia para ver se eles aceitam a autocertificaçao (que tem no modelo A) ou se eles precisam de todoooos os documentos que no site diz?
Vale dizer pela milesima vez: o meu motivo da cidadania è aquele FAMILIAR (sou casada com um italiano... entao pode ser diferente de outros casos).



ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE!!!!!
Em 2015 teve uma mudança mto importante no ato da entrada da documentação. Essa deve ser feita via internet, escaneando os documentos que vcs tiraram no Brasil + os que vcs pegaram na Itália.
Vai tudo escaneado e transmitido pelo site do Ministero degli Interni.

Leiam sempre o site deles pois de um ano ao outro pode mudar o procedimento. Eu tirei a cidadania há 4 anos ( 2012) então recomendo não levar ao pé da letra essa postagem. Informem-se sempre no site abaixo:

www.interno.gov.it/it/temi/cittadinanza-e-altri-diritti-civili/cittadinanza/cittadinanza-invia-tua-domanda

4 comentários:

  1. Carol, bem veio a calhar essa sua repostagem.
    Eu em agosto completarei os dois anos de casamento e residencia e vou dar entrada logo, aqui em Milao.
    Voce sabe dizer se a certidao de nascimento é so solicitar uma segunda via normal (como a que usamos no procedimento pra casar aqui na Italia) la no Rio?
    Li num blog que precisa da certidao de nascimento de inteiro teor e fiquei em duvida de que raios vem a ser isso.... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Nely... è a inteiro teor sim!
      pois è onde sai nome do pai, mae etc... se vc pede outro tipo vem incompleta!

      Excluir
  2. Valeu, Carol! O importante é constar todos os dados, então?
    Dei uma olhada na minha mais recente e tinha o nome dos pais, dos avós e etc... :) brigada, agora já sei como pedir mamys pra fazer!

    ResponderExcluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!