terça-feira, 22 de julho de 2014

Cidadania Italiana (1° parte)

Oi queridos,
Eu acho que eu deletei o Bichinha na Italia (acho, nao tenho certeza), e o post que era mais visualizado là era o da cidadania.
Fazem dois anos que fiz o processo, e ontem recebi uma mensagem "anonima" de alguèm que precisava consultar aquele post, por essa razao, estou "repostando" essas informaçoes.
Vai la:

Fiz dois anos de casada, e residente na Italia, entao... porque nao solicitar minha cidadania (naturalizaçao è a palavra correta!)?
Li tantoooooooos sites, perguntei a um monteeeeeeeeee de gente e nao conseguia entender como teria que fazer.
Aproveitei minha viagem pro Brasil para resolver a Primeira parte dessa historia, e vou contar para voces. Espero de poder explicar da MELHOR forma possivel para que ninguem mais nesse mundo tenha duvidas ou dificuldade!!!

Primeira ETAPA (No Brasil)

Documentos:

- Certidao de Nascimento Inteiro Teor (com firma do Escrevente reconhecida)
- Certidao de Antecedentes Criminais da Policia Federal (legalizada no MRE da sua cidade)
- Certidao de Negativa da Justiça Federal (legalizada no MRE da sua cidade)

Explicaçao para a emissao dos Documentos:
- A Certidao de Nascimento Inteiro Teor (2a via) è emitida pelo cartorio onde voce foi registrada.
Voce tem que ir ao cartorio, com copia da sua Certidao de Nascimento ou com sua Identidade Brasileira, onde conste os dados do livro, folha, etc que voce foi registrada.
(Caso voce nao possua esses documentos, primeiro deveràs fazer uma BUSCA no cartorio (Oh Moço... preciso fazer uma busca da minha Certidao de Nascimento!!!) que custa uns R$ 5.00 e demora 5 dias uteis para ficar pronta.)
O processo de emissao da Certidao de Nascimento demora em media uns 5 dias uteis, e voce tem que pagar os custos de acordo com o ano do seu nascimento. No meu caso, nasci em 1982 e paguei uma taxa de R$ 49.00. Quanto mais velha voce for, maior è o custo e esse preço, e penso que è tabelado.

- Certidao de Antecedentes Criminais da Policia Federal (on line) voce pode retirar on line atraves do site: http://www.dpf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais/
Primeiro voce emite a certidao apertando em EMISSAO, e depois de emitida (e impressa), voce vai validar a autenticidade da certidao no botao VALIDACAO (imprimir esse comprovante tambem). 

Vc precisarà fornecer: Nome completo, Nome dos pais, Numero Passaporte, Numero da Identidade (data de emissao e orgao emissor) e CPF.

- Certidao Negativa - processo identico ao do Antecedentes Criminais (on line), atraves do site: http://www.jf.jus.br/cjf/servico/certidao-negativa
Ali voce escolhe o seu Estado, EMITE a certidao e VALIDA (imprimindo os dois comprovantes).
Eles pedem o Nome completo e o CPF.

Legalizaçao dos Documentos:


Para legalizar os documentos eu fiz assim:
Fui ao Consulado Italiano ( Av. Presidente Antonio Carlos, 40. Castelo), mas descobri que eles (aqui no Rio) nao estavam traduzindo os documentos. Logo, peguei uma relaçao de Tradutores Juramentados (indicados pelo consulado - tem que ser Juramentado, nao pode ser qualquer um ta?).
Liguei pro tradutor pra entrar no acordo com ele e saber quais documentos ele precisava traduzir.

Fui ao MRE do Rio (o ERERIO - que fica na Rua Marechal Floriano, 196) e legalizei ali mesmo na hora os dois Certificados: Antecedentes Criminais e Certidao Negativa. Foi tudo de graça e demorou apenas 40 minutos para ficarem prontos.
Eu sei que no ERESP (de Sao Paulo) fica pronto em quase 20 dias... o que achei meio absurdo.
Eu aconselho a cada uma de voces de entrar no site do MRE (http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/escritorios-de-representacao-do-itamaraty) e ligar para eles e se informar. Sò precisa legalizar esses dois documentos ok?

Corri pro Cartorio, onde a Escrevente que assinou a minha Certidao de Nascimento, tem firma reconhecida (quando a gente vai pegar a 2a via da Certidao, basta perguntar: onde o Escrevente dessa certidao tem firma, pois preciso reconhecer!), e fiz isso. Custou R$ 5.80 para reconhecer a firma dela.

Com esses tres documentos fui ao Tradutor, e ai o Cabeçao me informou que so precisava da Certidao de Nascimento e da Certidao de Antecedentes Criminais (Policia Federal) para traduzir. Que ele nunca tinha visto traduzir a Certidao Negativa! Bem, melhor... assim è mais barato!!!
Ele me cobrou R$ 110.00 reais para fazer a traduçao, e como pedi urgencia (peçam urgencia que ai as coisas funcionam!!!) vai ficar pronta segunda-feira (em 1 semana)!

Com esses dois documentos, vou ao Consulado para legalizar, e isso deve ser pago (R$ 145,00)!

Depois disso, acaba a saga da cidadania no Brasil! E com esses dois documentos, vou continuar o processo na Italia. Quando eu chegar la, vou explicar para voces a segunda etapa.

Ah, vale dizer que, se voces forem dar entrada na documentaçao no Brasil, è melhor se informar com o Consulado direitinho pois acho que o processo muda um pouquinho. Essa minha explicaçao è para a galera que mora na Italia (e que està solicitando Naturalizaçao por Matrimonio hein!!!)



ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE!!!!!
Em 2015 teve uma mudança mto importante no ato da entrada da documentação. Essa deve ser feita via internet, escaneando os documentos que vcs tiraram no Brasil + os que vcs pegaram na Itália.
Vai tudo escaneado e transmitido pelo site do Ministero degli Interni.

Leiam sempre o site deles pois de um ano ao outro pode mudar o procedimento. Eu tirei a cidadania há 4 anos ( 2012) então recomendo não levar ao pé da letra essa postagem. Informem-se sempre no site abaixo:

www.interno.gov.it/it/temi/cittadinanza-e-altri-diritti-civili/cittadinanza/cittadinanza-invia-tua-domanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por expressar a sua opiniao!