domingo, 31 de agosto de 2014

Uma experiencia gastronomica

       

Quem conhece a Italia, sabe que é um país com uma cultura gastronomica incrivel!
E nao é puxar sardinha pra minha regiao nao, mas a Toscana sem sombra de dúvidas é a regiao mais rica gastronomicamente!

Genteeeee o Prosciutto é nosso! O Tartufo, os funghis porcinis e o vinho Chianti também!!! Nao é por nada nao, mas "nós" toscanos comemos bem pra caracaaaaa!!!

Ai que a minha amiga ( aquela do jantar) me chamou para passarmos o dia rodando em Florença, em pleno domingao... Eu sem marido, e ela recém deixou o namorido e entao nós fomos! Já tinhamos combinado que a primeira parada definitiva seria o Mercato Centrale di Firenze ( vulgo San Lorenzo).

Eu já tinha ido lá, mas pensava que se tratasse só de uma feira de verduras, frutas e produtos alimenticios...sqn!!!
Tem um segundo andar MARAVILHOSOOOOO!!!

Pra começar vc sai da escada rolante e já dá de cara com um monte de Prosciutto pendurado pelos ares, a decoraçao do lugar é simplesmente divina! E a atmosfera... Coisa de louco!
Nao sou uma boa fotografa, mas espero ter conseguido colher a ideia do lugar pra compartilhar com voces!


Mas o que faz mesmo desse ambiente tao especial, é a possibilidade de voce poder provar tantas coisas gostosas em um só lugar! 
Frutas, verduras biologicas e sucos vivos ( suco fresco centifrugado), pizza ( napoletana, ok que eu nao gosto de pizza napoletana), lampredoto ( tipico de Florença), piadina, tigella, pasta e muitoooos vinhos Chianti*.





                             





Uma escola gastronomica onde vc paga € 38,00, ve o chef cozinhar e almoça com ele, ou entao paga € 110,00 e faz um curso de 4 horas onde vc cria o proprio menu e cozinha com a supervisao do chef convidado.


Uma Enoscuola (escola de enologia) onde vc paga ( nao lembro qto pois nao bebi porque estava dirigindo) e pode provar 4 tipos de vinhos, ter aulinha com um somelier, em uma bancada mega bacana com umas mini pias onde vc lava o copo e joga um jatinho de ar pra secar ele.



E a parte que pirei o cabeçao: EATALY!!!
A Eataly é uma loja de produtos biologicos que possuem rastreabilidade! ( voce sabe de onde o produto vem... Aiiii galerinha da ISO 9001 como eu! (adoreiiii esse negocio de registro, amo registro e rastreio tudo...)
Produtos alimenticios, utensilhos de cozinha, livros, cosmeticos, bolsas, aventais etc...
A Eataly tem no mundo todo e a menina da loja me disse que está abrindo uma em Sao Paulo... SUPERRRRRECOMENDO!!!!

                                
                                         A vida é mto curta para comer e beber mal

Eu comprei:
- 1 pedra hume - pois descobri que serve como desodorante natural! Basta molhar, passar "nossuvaco", lavar ela denovo, secar e guardar!





- 1 bolsa da Eataly pra levar pro curso com uniforme, fichario, caneta, facas... Escrito: 


E só!
Babei nos livros de cozinha, mas resisti pois o livro do Gordon (Ultimate Cookery Course) ta custando os olhos da cara de € 30,00!!! E o da Csaba dalla Zorza (compreeeeem esse livro por mim, escaneeiem e me enviem por email! Hehehe se chama "Around Florence" e custa nao só os olhos da cara como o rosto inteiro de € 40,00!!!! Vou pedir pro marido de Natal!)
Enfim... Sei que passamos o dia inteiro nesse mercato minusculo, porém descobri o meu lugar em Florença definitivamente!!!

Quem vier à Italia ( ou quem está na Italia e vier pelas minhas bandas) nao deixe de conhecer esse lugar e ter uma experiencia gastronomica maravilhosa! E nao esqueçam de me chamar... :)







* Chianti - tipo de vinho produzido na Toscana na rota Chianti ( incluso Arezzo :) ) que reune mais de 7 mil vinhedos e alguns sao DOGC ( denominacao de origem garantida e controlada - Galera da ISOOm a mao pro alto uhuuuu)

12 comentários:

  1. Carol, eu amo esses mercados! Esses dias tava vendo numa página de fotos antigas no face sobre o nosso RJ Antigo e publicaram umas fotos do antigo mercado que tinha ali na Pça XV (na rua do... Mercado rsrs) e fiquei fascinada e achando uma pena como uma cidade como o Rio não tem mais um mercado bonito assim (tentam levantar a moral da Cadeg e do mercadão de Madu mas não é msm coisa, né?).
    Quando estive na bella Florença visitei o mercado e lembro de ter comido um peixe frito divino com minha mãe.
    Mas tenho que confessar que não fui no andar de cima! :( tenho que voltar hehe
    Acho que vc foi boazinha com as coisas boas da Toscana, essa lista seria muito maior... :)

    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc. Amo esse tipo de mercado!
      Eu conheço a Cadeg, mas nao tem nadaaaaaa a ver... è feio, desorganizado e sujo... è uma feira livre em um predio! rsss
      E' tutto un altra cosa o San Lorenzo, è mto chic!!! :)
      Qdo voltares por essas bandas, pra conhecer o segundo andar fammi sapere!!! :)
      Bjsss

      Excluir
    2. Carol, sei que nao tem nada a ver com esse post mas me tira uma dùvida last minute... no consulado italiano no Rio, pra legalizar os docs pra cidadania vc teve que apresentar algum comprovante de residencia brasileiro e/ou italiano?
      Estou lendo aqui no site do consulado no RJ e tem tipo uma exigência de comprovante de residencia do TRE e a ultima declaração do imposto de renda, e ainda uma copia do permesso ou da carteira de identidade italiana, entendi nada.... Esses dois últimos minha mãe até tem as copias mas os dois primeiros não...Se puder me ajudar, te agradeço!

      Excluir
    3. Oh dioooo fiquei tonta menina! Naoooo nao precisei de nada!
      Minha amiga carol tb fez a pouco tempo ( esse ano) e nao pediram nada disso tb nao! Será alguma exigencia nova? Acho que nao! Ate pq o que o governo italiano precisa saber disso?
      Me escreve no ana.alencar@hotmail.it que a gente troca umas figurinhas... Bjssss

      Excluir
  2. Ahhh me lembrou muito o mercadão de São Paulo, mas este parece ser bem mais suntuoso. Que lugar show de bola, hein! Delirando com a foto da pizza! Mama mia! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui no Mercadao de Sao Paulo, mas imagino que seja como o mercado de Porto Alegre (minha segunda cidade... onde fui criada).
      Sò pra te consolar um pouco... a pizza nem era assim das melhores e tava salgadaaaaa (eles colocaram sal depois da pizza pronta e exageraram um pouco...)

      Excluir
  3. Que paraíso!!! Eu sempre tive muita vontade de conhecer a Itália ou pelo menos um pedacinho dela. Mas é tão caro a viagem que acabamos dando prioridade para outros locais.
    Eu também gosto da idéia de saber de onde os alimentos que consumimos, fiquei mais chata com isso depois que tive filhos, afinal você quer ver toda a família saudável!

    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sao coisas que eu tb curto, mas infelizmente é taooo dificil que as lojas e os supermercados tenham esse cuidado... Na Europa em geral podemos saber a proveniencia das coisas mas nao detalhes alem disso.
      Eu acho que qdo eu for mae eu tb vou ficar mais atenciosa a esses detalhes...
      Uma beijoca

      Excluir
  4. pessoa quando é chique, é chique com classe. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha boba! O mercado e chic... Eu nao! :P

      Excluir
  5. Carol, vc se deu bem com a pedra hume? Recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho usado sim, mas nao nos dias mto quentes. Para aqueles dias continuo usando meu Infasil Neutro sem residuos! È bem legal sim a pedra, pq deixa a axila respirar, só que nao segura suor de calor nao! Mas nos dias mais fresquinhos da super certo!
      No inverno vou usar isso direto!

      Excluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!