domingo, 12 de outubro de 2014

Resumao da semana...

E eu pensando que seria moleza... Que nada!
Genteeee è muita informaçao pra um cozinheiro só!

Essa semana foi bem produtiva, estou amando meu curso! Os dias passam voando ( só nao quando o prof. é chatim...), e eu estou acumulando conhecimento nunca imaginado!

Tudo estava indo "alla grande", terça, quarta... Até que na quinta feira aconteceu o inesperado!
Em 10 anos de CNH bati com meu carro pela primeira vez! 
Uma babaca freiou " do nada absoluto" e eu nao tive tempo de freiar... CRASHHHHHH destrui a frente do meu carro! :(

Por fortuna tenho uma amiga brasileira que decidiu fazer o curso comigo e estavamos revezando as idas a escola para economizar com o combustivel! Santa Michele, me levará pra escola essa semana até que eu nao resolva a situaçao!

To megaaaaa chateada, me sentindo uma imbecil por nao ter prestado mais atençao. Mas juro que a culpa nao foi minha, mesmo que a minha distancia de segurança nao tenha sido suficiente para a freiagem!

Enfim!
Sexta tivemos uma aula lindissima de Azeites!
Nao tivemos somente a aula teorica, mas fizemos um curso de 4 horas de " Assoliere".
Nem sabia da existencia dessa profissao, mas acreditem: existem pessoas que sao pagas para provar  azeites de oliva!

E nao pensem que seja nojento, è uma coisa especial!
O azeite deve ser esquentado ( em um copinho de cafezinho) nas palmas das maos e inalado imediatamente apenas se tornar quentinho ( qdo o liquido tiver a temperatura das maos). Depois de ser inalado voce coloca a lingua no ceu da boca, atras dos dentes, e coloca um golinho de azeite na boca e puxa ele com a lingua ( entre os dentes) fazendo aquele barulhinho de velhinho tomando sopa... ( minha descriçao de Assoliere mixuruca é sensacional!)

Se o sabor se "perde" e nao è marcante, o azeite foi feito com azeitonas ( olivas) madurissimas, se o sabor è levemente intenso, as olivas eram maduras, e se o azeite è picante e forte ( Toscano) as olivas eram verdes!
Outra forma de testar a excelencia do azeite é pegando tres pedaços de pao: um sem nada, outro so com sal e outro bruschettato com alho, colocar o azeite nos tres. È incrivel como o azeite sofre variaçoes de sabor nos tres paes. O pao sem nada voce sente o sabor do azeite, no com sal, o sabor se perde, e no com o alho, o sabor de anula!

Sao coisas muito interessantes para se aprender na cozinha, porque existe uma infinidade de azeites e cada um tem uma finalidade especifica na comida!
Enfim, nao vou encher o saco de voces com isso nao! É que eu estou apaixonada! Rsss

Daqui pra frente meu blog vai virar um livro de cozinha! Mas espero poder falar de outras coisas pra voces, inclusive desse processo de "batida e carro", tem muita informaçao interessante para compartilhar com a galerinha que mora aqui na Italia...
Mas vou escrever sobre isso durante a semana, quando a situacao será resolvida! Pelo menos assim espero!

Boa semana pra todos nós!

Um comentário:

  1. Uma vez eu fui numa degustação de azeite. Mas fui de curiosa mesmo. Foi na Fenac em SP num lançamento de um livro. Eles usaram o esquema dos pãezinhos e dos copinhos. Ohhh, foi divertido e curioso! rs
    Pô, Carol, que coisa chata a batida do carro, hein...ontem um idiota quase bate na gente. Imagina que ele, simplesmente, resolveu que iria dar a ré e deu, sem olhar pra trás. Um irresponsável! Ahhh sem falar o povo na direção e no celular ao mesmo tempo! Meus Deus...muita irresponsabilidade. Boa semana, pra vc!

    ResponderExcluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!