terça-feira, 21 de abril de 2015

Quem è vivo... sempre aparece!

E entao que eu to assim: megaaa envergonhada de ter deixado o Blog assim entregue as moscas por mais de 2 meses!
Mas tudo justificado!!! rs

Finalmente entrei na contagem regressiva para o final do meu curso. E nos dias 21/05 e 22/05 estarei prestando os tres exames mais importantes para pegar meu certificado de "Cuoco Professionista".

Ja recebi bem tres propostas de trabalho, e um deles, acreditem se quiser, naquele restaurante super chic perto de casa! O tal que eu queria fazer o estagio.
Fui là e trabalhei por bem dois dias e depois pulei fora!

Vejam bem... eu nao sou maluca! Em um restaurante que se preze, voce entra as 15:00 hr e sai as 23:00 hr (e pode entrar antes, ou sair depois... depende do volume de trabalho) para fazer as preparaçoes na jornada para o serviço seral.
Esse restaurante nao! Voce entrava as 19:30 hr!!! E saia de là quando decidiam eles!

No meu primeiro dia, pedi pro marido me levar, porque fica a 2 km da minha casa, e ai ele poderia ficar livre pra sair com o carro. Cheguei là as 19:30 hr em ponto, e o cara nem me deu boa noite, nao me mostrou a cozinha (imaginou um chef que nao sabe onde fica nada?), nao me explicou os pratos, nao me mostrou como ele faz a gestao dos pedidos... NOTHING!!! Niente di niente!

Ok... caladinha fui pro meu angolinho e comecei a fazer pasta fresca (1 kg!!!!), mas precisamente PICI que è um porre de se fazer, e super demorado. Detalhe... eu tinha meia hora para fazer 1 kg de macarrao tipo espaghete... imaginaram???
Ok!!!
Fiz tudo, selei carnes, cortei tempeiros, controlei fornos, empratei um monte de ordens... e tudo indo bem.
Chegou 1 da manha e o serviço acabou. Limpamos milimetricamente a cozinha (Yes! We do it!!! Vida de Chef nao è Masterchef!!!!), que entende-se por: fogao, bancadas e chao, pois o resto existe uma pessoa chamada "lava pratos" que faz.

Pra nao chamar o marido, disse pro meu amigo Giacomo que trabalhava la:
- Giacomino querido, desço a serra com vc, ok?
- Ok!
Ai o cara do restaurante disse:
- NAO!!! Vc fica e vc lava os copos, seca e guarda!

- HEINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN???
- Mas eu to de carona!
- Nao importa! Eu te levo!

Nao falei nada e fiquei... depois tive que ligar pro marido as 2 da manha e pedir pra ele ir me buscar.
Mas nao acabou ai a noite! Chegou o momento do pagamento!
Aqui na Italia, quando voce trabalha sem contrato, existe somente um meio de vc estar legal dentro de uma cozinha: com um tal de VOUCHER com seguro de Acidentes Pessoais, que vale € 7.50 / h!
Uma miseria, eu sei... mas pra a gente que esta começando ne... nem preciso dizer que eu topei!
Voce acha que eles pagaram as 7 horas que eu trabalhei??? NAO!!!
Me pagaram UMA HORA!!! E as seis horas a mais me pagaram por fora € 5.00!!!



Fiquei P... da vida!!! Mas engoli!!!


Ok... dia 2 e ultimo dia:
Cheguei la na mesma hora, e o cara me fez fazer denovo os benditos PICI.
2 Kgs em 1 hora. Fiz tudo e fiquei na minha.
Começou o serviço, eu fui fazendo algumas coisas: preparei peixes, carnes...
Ai tinha uma menina nesse dia, e ela errou alguma coisa idiota, que nao tinha problema nenhum...tipo: desenha com um molho de manjericao uma ELIPSE... e ela desenhou uma ESPIRAL... ou seja... ninguem morre por isso!!!

O cara do restaurante começou a gritar: Maiala troia puttana (porca, vagabunda, puta)!
Genteeeeeee... eu parei o que estava fazendo, e disse: eu vou embora.
Eu ja tinha trabalhado 6 horas, e o cara queria que eu ficasse pra lavar copo denovo. Cortei logo a dele e disse que NAO! Que eu nao estava ali pra isso e que nao era meu objetivo profissional.

Me troquei e fui receber meu dinheiro.
Advinhem so???? O cretino me pagou 1 hora a € 7.50 com o voucher e o resto me pagou € 3.00!!!
Simplesmente nao falei nada, porque tinham clientes na frente, e fui embora com a certeza de que NUNCA MAIS eles fdps vao ver a minha cara latina americana!!!!
Sendo que o cara tem uma mulher muito mais velha que ele (e ele tem a minha idade), super desconfiada e malucamente ciumenta. To foraaaaaa...vai que ela cisma???

Fora essa experiencia doida e mal sucedida, estou super feliz e segura de tudo que aprendi, e como sede de aprender sempre mais, sabendo que existe um mundo culinario de descobertas pela frente.

Ando exausta... e tb conto os dias para que termine logo o curso. Preciso descansar definitivamente.

Preciso de uma pausa, pois o verao està na porta e pode acreditar que por uns 4 meses vou trabalhar direto em algum lugar, a decidir ainda.

Agosto vou ao Rio (se Deus quiser), pois serei tia pela segunda vez (ou terceira??? eu jà sou tia de gemeas... se conta como tia "uma vez" ou tia "duas vezes"??? rs).
Sao 3 anos que nao vou ao Brasil... entao preciso desse tempo pra mim com a minha familia.
E è isso! Deixo vcs, como sempre, com o resumo dos ultimos meses impressos em fotos:













A vinicola que visitei essa semana, e que faz parte da Rota Chianti (Villa Cilnia - Arezzo)







 Meus maravilhosos colegas de trabalho do Castello di Valenzano, que me receberam de braços abertos e me ensinaram muitoooo:













6 comentários:

  1. Nossa nessa italia tem muita gente maluca,estou um pouco longe estou trabalando muito.Voce està linda com esses cabelos.bjs.

    ResponderExcluir
  2. Lindos os seus pratos! E deveriam estar tb deliciosos. Eu lembro do macarrão Picci que comi ai na região da Toscana, em Pienza, uma delícia!!
    Nossa, nem sei o que dizer desse dono do restaurante, infelizmente experiências deste tipo acontecem, você fez bem em cair fora! Sucesso na sua nova jornada!!

    ResponderExcluir
  3. Fia, não suma, que bom que deu notícias, sempre vinha visitar mas necas de post novo. Horrorizada com esta alma sebosa desse restaurante, não sei se teria conseguido sair sem dizer poucas e boas para este traste. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as fotos...como sempre deixando a gente com água na boca. Logo imaginei que estava ocupada...fico contente em saber que a coisa por aí tá andando. Fez bem em cair fora do restaurante...claro que todo mundo que trabalha num sabe como é corrido, imprevistos e ritmo exaustivo, mas há que se manter o mínimo de respeito entre as pessoas...que que é isso???? Com certeza vai achar um lugar legal...na torcida! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela força meninas!!!
    To aqui estudando o prato final!!! Isso tb ta dando pano pra manga... Mas sou brasileira e nao desisto nunca!
    Beijocaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. Eike raivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Como assim o cara te pegou 3 reais a hora? Genteeeeeee! Que idiota!

    Lindas as fotos!

    ResponderExcluir

Obrigada por expressar a sua opiniao!